O espetáculo “Depois do fim” é um projeto do ator, dramaturgo e produtor cultural Vitorino Rodrigues comemorativo de seus 20 anos dedicados ao fazer teatral. O intérprete também assina a autoria do texto.  A direção, figurino e cenário são assinados por Silmara Silva; a maquiagem é de Hugo Leonardo; a iluminação é de Renato Caldas. A montagem é da Truá Cia de Espetáculos.  

DEPOIS DO FIM narra a história de uma mulher – a Ruth – que viveu toda uma vida de entregas e abstinências pessoais para dedicar-se inteira aos filhos e ao marido. Neste percurso, Ruth vai perdendo sua identidade, o respeito daqueles por quem gostaria de se sentir amada e num golpe fatal é abandonada por eles e começa a ruminar suas lembranças pela casa, a se vitimizar por esse abandono e em um exercício suicida vai se afundando nessas memórias. Durante este processo Ruth acaba amadurecendo, descobrindo-se e se reinventando. A mulher submissa vai ganhando força, asas até voar para fora de suas memórias, livre para viver sem amarguras nem ressentimentos.

A montagem estreou em março de 2017, no Teatro do Boi; na sequência abriu o projeto Terças da Casa – Teatro – edição 2017, no Theatro 4 de Setembro.  No final de março participou do VII Festival de Monólogos Teatro e Dança Solos Brasileiros, em Fortaleza-Ce, realizado pela Cia Palmas Produções Artísticas, onde obteve a premiação de 3º MELHOR ESPETÁCULO. Dia 03 de maio o solo abriu a Mostra Piauí de Teatro, na Sala Lucília Peres, no Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNIRIO.  

Em setembro o solo recebeu os destaques de MELHOR ATOR e MELHOR DIREÇÃO concedidos pela Secretaria de Estado da Cultura / Complexo Cultural Theatro 4 de Setembro – ano 2017, Troféu Antônio José, por ocasião do aniversário do Theatro. Durante esse mês o solo realizou duas importantes apresentações na Universidade Federal do Piauí: uma em Teresina, para os alunos do Curso de Artes Visuais; outra no Campus de Picos, para alunos do curso de História. 

 

No período de 28 de novembro a 03 de dezembro de 2017, o espetáculo participou do 6º Festival Nacional de Teatro de Floriano, onde recebeu indicação aos prêmios de Melhor Ator (Vitorino Rodrigues) e Melhor Maquiagem (Hugo Leonardo).

 

Em janeiro de 2018, o solo foi apresentado na Sala de Espetáculos Amir Haddad, em Nova Iguaçu-RJ, marcando a sua 14ª apresentação, quando recebeu a seguinte crítica de Wellington Fagner, bacharelando em direção teatral na UNIRIO e um dos professores-coordenadores da Escola Livre Fama:

 

Como é lindo ver um ator se divertindo na corda bamba sem ter medo de cair. Impossível não se deixar prender na dramaturgia que nos envolve a cada mergulho de pensamentos e ações da personagem central da trama. “Sugaram toda a nossa alma” ela disse, depois de vinte anos se dedicando ao lar, aos filhos e marido… O texto é uma possibilidade de reinvenção do humano, é um mergulho nas profundezas da alma de maneira “leve” e ao mesmo tempo pesada, árdua, fervorosa! Contudo, é de uma delicadeza surpreendente…

É como se o ator fosse esculpindo cada ação, cada gesto com um tesão muito bem elevado a cada palavra. A direção tem o seu mérito nas escolhas dos signos e das composições. Um casamento pertinente entre texto, ator e elementos de jogo. E que jogo bem jogado, o estado de energia do ator que se permitia nos atravessar de forma tão poética.”

O processo de montagem partiu de um treinamento físico forte para uma redescoberta de possibilidades corpóreas, um autoconhecimento de limitações e superação destes limites tudo isso a serviço de uma presença plena na cena em favor da personagem, criando vivências constantes de interpretação, criação de novas partituras.

Segundo Silmara, diretora do espetáculo, “Depois do Fim é um Solo Teatral focado especificamente no trabalho do atuante. Todo treinamento psicofísico do ator Vitorino Rodrigues foi minuciosamente evoluindo dentro do processo, desde a percepção em entender o mecanismo de uma partitura corpórea vocal que liberta o atuante dos vícios, até as dificuldades mais simples encontradas durante a construção do Solo”

 

Em março de 2018, o espetáculo foi indicado ao troféu EM CENA 2017 nas categorias Melhor Ator, Melhor Texto, Melhor Direção, Melhor Iluminação e Melhor Figurino, das quais ganhou o prêmio de MELHOR ATOR (Vitorino Rodrigues).

 

FICHA TÉCNICA

Realização: Truá Cia de Espetáculos

Produção: VR Produções

Texto: Vitorino Rodrigues

Atuação: Vitorino Rodrigues

Direção: Silmara Silva

Cenário e figurino: Silmara Silva

Maquiagem:  Hugo Leonardo

Iluminação: Renato Caldas