A Truá Cia de Espetáculos foi criada em novembro de 2007 e teve como ponto de partida a observação, a improvisação e a codificação corporal de experiências laboratoriais, de resultados obtidos nos ensaios, buscando assim uma dramaturgia escrita coletivamente através de palavras e movimentos.

O espetáculo “O que te escrevo é puro corpo inteiro”, da Truá Cia de Espetáculos, com texto de Nathan Sousa e direção de Wellington Júnior, é um projeto do ator e produtor piauiense Vitorino Rodrigues que investiga as novas escritas teatrais no Nordeste. A peça aborda o conflito de um professor de Literatura, escritor e ator que decide passar a limpo a sua história de vida, fazendo uma reflexão sobre sua relação com os seus alunos, leitores, público e todas as questões que lhe atravessam nesse percurso socioafetivo.

O monólogo traz o protagonista em seu quarto num embate entre o acúmulo de cultura e a solidão do homem incompreendido. Entre livros, fotografias e memórias, o homem, que se divide entre diferentes papéis na sociedade, revira os escombros de sua alma diante do espelho. “O que eu te escrevo é puro corpo inteiro” pode ser lido como um longo poema sobre as sortes e as misérias do artista e do educador. 

“O espetáculo permite revisitar as memórias afetivas e repensar as nossas escolhas provocando a inquietação: será que valeu a pena? Quando a gente fala nesse homem diante do espelho, a gente abre para qualquer profissional, é um homem na sua solidão mais íntima quando passa a sua vida na memória”, explica o ator Vitorino Rodrigues.

O espetáculo “17 MINUTOS ANTES DE VOCÊ” tem classificação livre e aborda questões relacionadas à terceira idade. Temos percebido que este público, em particular, é por demais carente de atividades culturais que o contemple. A apresentação pode ser realizada, sem a urgente necessidade de um palco, podendo ser apresentado em salas, asilos, e outros lugares onde este público esteja e/ou possa ter acesso.  Consideramos ser essa uma oportunidade ímpar de trazer este público específico para um momento de fruição artística e de lazer. Some-se a essa demanda, a importância do tema, que jaz sob o verniz do drama a ser apresentado, que é o da solidão e isolamento a que são submetidos nossos idosos e idosas no fim de suas vidas.

Inspirada no cotidiano de nossa gente mais simples, estruturada em um único ato com duração aproximada de 45 minutos, Dezessete minutos antes de você apresenta o cotidiano de um casal de idosos submetidos ao isolamento e à solidão que o comportamento social lhes impõe. Ele, hipocondríaco; ela, viciada em novelas de rádio, com suas tacanhas vidas aprisionadas no cárcere do lar, reclamações, insultos mútuos, muito amor e repetitivas ações demandam os conflitos que sustentam a narrativa da peça.

O espetáculo “Depois do fim” é um projeto do ator, dramaturgo e produtor cultural Vitorino Rodrigues comemorativo de seus 20 anos dedicados ao fazer teatral. O intérprete também assina a autoria do texto.  A direção, figurino e cenário são assinados por Silmara Silva; a maquiagem é de Hugo Leonardo; a iluminação é de Renato Caldas. A montagem é da Truá Cia de Espetáculos.  

DEPOIS DO FIM narra a história de uma mulher – a Ruth – que viveu toda uma vida de entregas e abstinências pessoais para dedicar-se inteira aos filhos e ao marido. Neste percurso, Ruth vai perdendo sua identidade, o respeito daqueles por quem gostaria de se sentir amada e num golpe fatal é abandonada por eles e começa a ruminar suas lembranças pela casa, a se vitimizar por esse abandono e em um exercício suicida vai se afundando nessas memórias. Durante este processo Ruth acaba amadurecendo, descobrindo-se e se reinventando.